Ir para o artigo

6 erros que um jogador de Scrabble deve evitar

Cada Scrabblist deve ter a sua primeira vez. Na maioria das vezes não é fácil – a chance de vencer um adversário mais experiente é nula. No entanto, isso não significa que precisemos ficar desanimados. O caminho para o sucesso é longo, mas aprender sobre os próximos segredos do jogo é tão divertido que vale a pena segui-lo! Embora não haja substituto para o jogo com um adversário real, vale a pena conhecer algumas dicas, que são repetidas por jogadores mais experientes. Talvez eles não permitam que evitar alguns erros iniciais, mas farão o arranjo de palavras a partir de letras, seja no Scrabble ou no Literaki, ou qualquer outro jogo de palavras, um pouco mais fácil. Pronto para os 6 erros mais comuns cometidos não só pelos iniciantes? Hora da lista!

1.Não coloques verbos simples no meio do quadro

De todas as classes gramaticais, a maneira mais fácil de adicionar casas é com os verbos. Se colocarem a palavra “faz” no meio do tabuleiro, lembrem-se de que o seu adversário pode facilmente adicionar letras a ela. Existem muitas possibilidades! Na frente, pode-se adicionar prefixos – com, a, em, i, a, etc. No final, entretanto, as terminações características de tempos, modos, tipos e números particulares. Logo “fazer” rapidamente pode virar “fez”, “faria”, “feito». E no Scrabble, quem adiciona novas letras a uma palavra existente se beneficia mais. É por isso que é mais seguro organizar palavras que são difíceis de combinar com as próximas letras (advérbios funcionam muito bem: atenciosamente, orgulhosamente, alegremente, etc.). E se quiseres mesmo tentar usar verbos, certifica-te de que em pelo menos um lado da palavra não haja possibilidade de adicionar mais letras – seja pelas palavras já formadas ou pela proximidade da borda do tabuleiro.

2.Não arrisque usar palavras sem conhecê-la

Há muito a ganhar surpreendendo o adversário com uma palavra que ele não conhece. Esta é uma jogada muito boa, porque ele não só terá medo de adicionar uma casa, também não terá certeza da variação da palavra, além disso também perderá a vez caso erre. Vocês só precisam ter certeza absoluta de que a palavra está na lista de aceitáveis. E isto não inclui algumas palavras que ao que parece são bastante populares. E caso aconteça de não estar no banco de dados, seja em um jogo ao vivo ou no Literaki, deves remover as peças do tabuleiro. Vocês não só perdem a vez, mas também correm o risco de ter de mudar a estratégia. E isso pode fazer com que ganhar seja muito mais difícil!

3.Não deixe o adversário usar os bônus de palavras triplas

Bônus de três letras são os pedaços mais saborosos do tabuleiro. Usá-los pode decidir o rumo do jogo. Mesmo uma palavra tão simples colocada “errada” nesse campo pode render ao jogador até 36 pontos! Portanto, a regra básica é não permitir que o oponente as use, ou pelo menos limitá-la a tal ponto que, no final, ele tenha que se contentar com apenas “duas letras”. É ainda melhor colocá-las por conta própria – mesmo que não vejamos a possibilidade de usar o bônus de forma eficaz, é melhor conseguir 10 pontos do que deixar o adversário ganhar 150.

4.Não cries palavras longas, mas com poucos pontos

Claro, a capacidade de criar anagramas é extremamente útil no Scrabble e Literaki. É que às vezes palavras longas não são tão bem pontuadas. É importante que elas possam ser organizadas em bónus – seja por carta ou palavra. Também deve lembrar-se que é mais fácil para o adversário combinar as suas peças com palavras mais longas. Os melhores Scrabblers criam palavras de cinco letras que valem mais de 100 pontos. E esta é uma tática realmente eficaz!

5.Não tente usar o maior número de casas possível a todo custo

Os scrabblers iniciantes tentam livrar-se do maior número possível de casas imediatamente. Isso é um erro – afinal, no jogo o mais importante não é terminar o mais rápido possível, mas sim marcar o maior número de pontos possível. E às vezes não é possível coletar muitos de uma vez. Portanto, às vezes vale a pena guardar as cartas mais úteis para depois. Ou substitui-las. Porque sim – nas partidas com jogadores profissionais, seja em jogos de Scrabble tradicionais ou na Internet nos Literaki, eles muitas vezes trocam cartas. E é melhor aprender com os melhores, certo?

6.Não compenses as tuas perdas imediatamente

Mesmo se vocês teoricamente tiverem mais habilidades do que o adversário, não há nenhuma certeza de que obterao uma vantagem de pontos de imediato. Muitas vezes, nos estágios iniciais do jogo, a sorte é o único fator que determina o placar. No entanto, vale a pena ser paciente – as regras do jogo foram projetadas de forma que, em última análise, o acaso tenha pouca ou nenhuma importância. Há uma probabilidade muito alta de que o destino sorria para ti mais cedo ou mais tarde. E se não acontecer, sempre é possível jogar novamente. E mais, mais e mais vezes! Porque Scrabble nunca é demais!