Ir para o artigo

Qual é o segredo dos pontos atrás das letras no Scrabble? Sobre a popularidade das letras em cada língua

De onde vieram os pontos nas letras do Scrabble? As letras mais comuns e menos comuns numa língua. Noções básicas de pontuação no Scrabble.

Qualquer um, mesmo o jogador mais novato do Scrabble, sabe que certas letras têm valores de pontos diferentes. Somos recompensados ​​pelo uso de algumas, outras têm um impacto mínimo no nosso resultado. No entanto, nem todos estão cientes da origem dessas diferenças. De onde vêm as pontuações das letras no Scrabble?

A análise da linguagem é a base do Scrabble

Scrabble como um jogo de palavras é baseado na linguagem natural usada pelos humanos na fala e nos textos escritos. Desta forma, também está sujeito a análises e legislações elaboradas e desenvolvidas para a linguagem natural.

A análise da linguagem em termos de frequência da ocorrência de letras individuais é, obviamente, muito mais antiga do que o próprio Scrabble. Suas origens podem ser datadas já no ano de 800 DC. O matemático árabe Al-Kindi trabalhava então em métodos para quebrar cifras, com base na frequência das letras na língua.

O estudo da frequência com que certas letras apareciam nos textos escritos ganhou peso no século XV com o advento da impressão. Graças a ela, os impressores puderam estimar um número de fontes únicas necessárias para preparar os textos.

Letra menos frequente – mais pontos

Esses estudos e observações formaram a base da pontuação do Scrabble. Existe uma regra simples por trás disso – quanto mais frequentemente uma letra aparece em um idioma, mais palavras ela pode formar. Assim, é mais fácil para o jogador do Scrabble usá-la. Para diversificar e tornar a competição mais difícil, o Scrabble pontua mais alto nas letras “mais difíceis”, exigindo que o jogador encontre as palavras menos comuns.

Um caso especial aqui é o chamado “blank” que é uma casa do Scrabble em branco. Pode substituir qualquer letra para o jogador, por isso é o mais fácil de usar. O seu valor de ponto é, portanto, igual a 0.

Línguas diferentes – pontuações diferentes

Saber que a pontuação de cada letra no Scrabble depende da frequência com que ocorrem em uma língua leva a uma conclusão natural. Ela deve variar de acordo com cada língua. Já sabemos que a frequência das letras nas palavras será diferente para o inglês, alemão ou português.

É e, portanto, desta maneira que o Scrabble está disponível em vários idiomas. Embora consista apenas em um tabuleiro e letras, que podemos considerar como adequadas para organizar as palavras em diferentes línguas, jogar Scrabble na versão linguística errada pode não fazer muito sentido.

Para efeito de comparação, a letra “C”. Em português, isso ocorre com relativa frequência, portanto, seu valor em pontos é de apenas 2. No entanto, é diferente em inglês, onde aparece em um número muito menor de palavras. Assim, jogando Scrabble em inglês por usar a letra “K”, obtemos até 5 pontos.

Mais pontos – menos letras no conjunto

Isso leva à outra consequência. Letras que são menos frequentes na língua e, portanto, pontuam mais alto, também são menos representadas nos conjuntos de casas Scrabble. Portanto, o mencionado “C” está presente quatro vezes na versão polonesa do jogo, enquanto na versão inglesa encontraremos apenas uma casa com esta letra.

Ao jogar Scrabble em uma língua diferente da correta, não apenas distorceremos a pontuação, mas também tornaremos a organização das palavras significativamente mais difícil. Simplesmente ficaremos sem letras para elas.