Ir para o artigo

Anagrama – o que é? E por que é tão importante, não apenas no Scrabble?

Os fãs de jogos de palavras (literal e figurativamente) devem conhecer este termo. Se você gosta do Wordfeud e nunca o viu antes, lembre-se dele e use-o em seu próximo jogo! Descubra o que é um anagrama e por que ele é tão importante nos desafios de palavras de tabuleiro quadrado. Neste artigo, você também encontra exemplos interessantes de anagramas que pode colocar em prática rapidamente, não apenas enquanto se diverte com seus amigos! Pronto para ampliar seus horizontes mentais? Vamos lá!

Anagrama – o que é?

Partamos do princípio que sempre vale a pena começar a construção com fundações adequadas. Por este motivo, explicamos desde o início o que é um anagrama. O termo é derivado do grego e significa exatamente INVERSÃO DA LETRA (do grego clássico ἀναγράμμα, composto de ἀνά «inversão» e γράμμα «letra»). É apenas uma palavra que surgiu de uma combinação de letras ou sílabas de outra palavra. Também pode ser uma frase ou termo baseado nos mesmos procedimentos.

De acordo com o Wikipedia, as formas relacionadas aos anagramas são:

  • estenagrama,
  • exoanagrama,
  • endoanagrama.

Um anagrama em sua forma mais simples pode simplesmente assumir que a ordem das letras é invertida e lida ao contrário, por ex. gato – toga, maca – cama, pala – lapa. A língua portuguesa, no entanto, não é rica em anagramas desse tipo.

Alguns dicionários online indicam que o anagrama também é “um quebra-cabeça cuja solução consiste principalmente em criar palavras substituindo as letras de outras palavras”.

Curiosamente, um anagrama de letras já foi usado por exploradores para criptografar informações sobre invenções. Autores conhecidos e apreciados criaram seus pseudônimos com base nisso. Entre outros, Stefan Żeromski apareceu sob o codinome Stefan Iksmoreż.

Como um teste de quão bem você aprendeu a definição acima, você pode se divertir reorganizando as letras do seu sobrenome e inventando alguns apelidos artísticos para si mesmo. Temos certeza de que você ouvirá algumas risadas descontroladas e as células cinzentas irão apreciar o seu treinamento!

Anagramas – questões discutíveis e que custam muito …

Criar anagramas pode ser divertido. Infelizmente, como a história do participante do game show Os Milionários mostrou, é um jogo que pode nos custar muito! Em um dos episódios do programa cult de TV, que foi ao ar em 2009, foi feita a pergunta:

Qual palavra não é um anagrama da palavra “incosntitucional”?

a) “consta”; b) “continente”; c) ”inconto”; d) “institucional”.

A questão, valendo a quantia redonda de quinhentos mil, era difícil e complicada. Depois de pensar um pouco, a participante calçou as luvas e, em desespero, pediu para ligar para um amigo. E este não foi capaz de dar uma resposta satisfatória e 100% segura. Depois de usar outra dica, a mulher que buscava a bolada retirou-se do jogo. Nos fóruns da Internet, a coisa ferveu! Alguns sugeriram que nenhuma das palavras dadas era um anagrama. O pomo da discórdia estava escondido na necessidade de usar todas as letras.

A solução final para o tira-teima foi trazida pela Enciclopédia de Entretenimento Mental, que afirma que o jogo de anagrama é “arranjar palavras a partir das letras da palavra base e não necessariamente de todas as letras”’. Tudo ficou claro. Vamos aprender com os erros de outra pessoa e explorar o conhecimento escondido!

Anagrama – exemplos que você pode usar com segurança no jogo!

A criação de anagramas é um dos jogos de palavras mais populares do mundo. Para se entregar ao prazer de criar novas palavras a partir do rearranjo de letras, não precisamos de praticamente nada, exceto um pedaço de papel, uma caneta e … uma cabeça pensando a mil. Com esta última, porém, pode ser diferente!

Se há desejo de fazer anagramas, mas nos falta inspiração, estamos aqui para ajudar! Os exemplos a seguir podem ser usados ​​imediatamente durante o jogo, ou você pode guardá-los em sua memória e usar quando apropriado.

Anagramas – exemplos:

  • rato – tora
  • Alergia – galeria
  • Prato – trapo – tropa
  • Cama – maca
  • Sapo – passo
  • Sara – rasa
  • Toma – mato
  • Amor – Roma
  • Ator – tora
  • Assim – missa
  • Couro – rouco
  • Caju – Juca
  • Argentino – ignorante
  • Mato – toma
  • Rata – tara
  • Iracema – América
  • Caco – coca
  • Rufa – fura
  • Lupa – pula
  • Prato – tropa
  • Nota – tana
  • Menos – nomes.

Acima, apresentamos anagramas que são muito populares e costumam ser usados ​​em vários tipos de armadilhas verbais e jogos sociais.

Vale ressaltar que nem todas as palavras em nossa língua nativa permitem a formação de anagramas. Então, se você quer se divertir, mas por muito tempo não será capaz de pensar em nenhuma palavra nova, talvez você apenas se deparou com uma exceção que confirma a regra de que às vezes não dá certo!

Anagramator – quando a cabeça nos falha…

Como escrevemos anteriormente, reorganizar as letras em palavras é muito divertido, o que podemos fazer por conta própria como parte do desenvolvimento da mente e do treinamento das células cinzas ou em um grupo maior. Se convidarmos amigos para a brincadeira, a aposta pela vitória aumenta!

Quem se cansa e não consegue pensar em nada, pode sempre usar algumas ferramentas inteligentes. Por exemplo, o anagramator nos dirá anagramas de palavras individualmente! O aplicativo gratuito disponível na Internet funciona como um mecanismo de busca. Seu funcionamento é muito simples, mas o avanço das possibilidades é satisfatório. Podemos definir os filtros adequados e desfrutar dos anagramas da palavra que inventamos, que o programa nos servirá em uma fração de segundo.

É também uma boa forma de enriquecer o seu vocabulário, o que será útil não só para os mais novos. Você é ambicioso e trabalha com palavras? Você deve conhecer melhor os anagramas da rede!

Anagrama – resumo

O artigo acima é uma homenagem aos fãs de jogos verbais, que se preocupam não apenas com o entretenimento do dia-a-dia, mas também com a formação intelectual. Esperamos que o conteúdo que apresentamos seja interessante e abrangente.

Já sabemos o que é um anagrama e como podemos usá-lo para passar uma noite agradável com os amigos ou para matar o tédio durante uma viagem longa. Além disso, revelamos que a rede de anagramas nos permite verificar de forma rápida e conveniente quais palavras podemos criar com base na palavra-base e assim ganhar o jogo ou expandir nosso vocabulário.

O Anagramator online também será útil para quem gosta de jogar Scrabble e Wordfeud ou para quem procura novas formas de aprender línguas estrangeiras. Como você pode ver, o uso deste aplicativo avançado é múltiplo!

Abaixo está a lista de sites relacionados ao scrabble em outros idiomas que podem ser do seu interesse.

www.licznik-słów.pl

www.tricher-au-scrabble.net

www.wordlist.eu

www.aide-scrabble.fr

www.scrabblemania.pl

www.scrabblemania.fr

www.scrabblemania.de

www.scrabblemania.nl

www.scrabblemania.net

www.scrabblemania.it

www.scrabblemania.dk

www.scrabblemania.es