Ir para o artigo

Scrabble e videogames – O que existia antes do Scrabble Online?

Versões do Scrabble para computador. Scrabble para PC e console. Jogar Scrabble sem precisar usar a internet.

Scrabble e as suas variações são jogos de palavras online muito populares atualmente. As suas diversas versões podem ser encontradas em sites populares. Porém, antes do seu surgimento e popularização, jogar Scrabble só era possível na forma de um clássico jogo de tabuleiro? Nada disso.

O fabricante do jogo Scrabble viu o potencial da versão digital do jogo assim que foi possível criá-lo. Portanto, as primeiras versões eletrónicas do Scrabble podem ser encontradas já na década de 1980.

Primeiro Scrabble para computador – 1984 no BBC Micro

O Scrabble digital foi introduzido pela primeira vez em 1984. O jogo foi criado para o computador BBC Micro. Esta série de computadores foi iniciada pela televisão pública britânica BBC. Eles deveriam divulgar a ideia da informatização e ensinar as pessoas a usar esses dispositivos novos e até então desconhecidos.

O Scrabble no BBC Micro obviamente tinha um design gráfico muito simples e esquemático. O jogo disponível em fita magnética era um prenúncio do futuro e da popularidade em massa das versões digitais do Scrabble.

Nos anos posteriores, versões semelhantes do jogo também foram lançadas para Atari, Amiga e PC.

1999 – Scrabble para PlayStation atinge um grande público

A consola PlayStation, que foi colocada à venda em 1994, mudou o mundo dos videogames para sempre. Juntamente com os gráficos 3D e o uso de um novo suporte de dados de CD, permitiu uma qualidade de som e imagem sem precedentes.

Essa fusão também resultou numa nova versão digital do Scrabble. Oferecia gráficos 3D e a capacidade de ser jogado por até 4 pessoas ao mesmo tempo. Eles podem ser adversários reais reunidos em frente ao console ou controlados por inteligência artificial. Graças a isso, foi possível treinar no Scrabble mesmo na ausência de pessoas dispostas a jogar.

Além disso, Scrabble para PlayStation incluiu integrado o dicionário oficial completo do Scrabble por Merriam Webster. Isso permite que os jogadores verifiquem rapidamente se a palavra que desejam formar juntos realmente existe. Em caso de dúvida, é possível até verificar as definições das palavras escolhidas.

Scrabble no teu bolso – 2007 para o Nintendo DS

Scrabble 2007 Edition lançado para a consola portátil Nintendo DS encaixa-se perfeitamente na popularidade em massa deste dispositivo. O Nintendo DS rapidamente ganhou popularidade como uma consola, não apenas para entusiastas de videogames. Vários jogos envolvendo a lógica e educacionais foram criados para ele, o que influenciou fortemente a popularidade do console fora do grupo dos chamados entusiastas de jogos.

Uma dessas produções foi o próprio Scrabble 2007 Edition. Graças ao tamanho reduzido do DS, era possível treinar quebra-cabeças de palavras em qualquer lugar – enquanto se esperava numa bicha ou no autocarro.

Também houve uma polêmica bem divertida com essa versão do jogo. Os pais ao comprar para os seus filhos percebiam rapidamente que o adversário controlado pela inteligência artificial às vezes formava palavras que eram definitivamente de baixo calão…

Scrabble nos nossos tempos – Xbox One e PlayStation 4

As consolas mais recentes também têm as suas versões do Scrabble. O jogo também está disponível para o Xbox One e o PlayStation 4, oferecendo a possibilidade de jogar na consola, mas também no modo online com jogadores de todo o mundo.

O jogo também oferece estatísticas ricas e uma variedade de desafios para tornar o rastreamento do progresso do jogador no Scrabble uma atividade fácil e divertida.